sábado, 6 de agosto de 2011

Agora TODOS questionam a atual situação

Vou postar aqui um comentário de um amigo, cujo teor esclarece à muitos que não se atentaram aos acontecimentos, e que surgiu do questionamento de muitos funcionários que não se conformam pela forma como foram realizados os enquadramentos:
"A relação que temos com o Estado é de empregado e empregador ,somos profissionais e como profissionais não basta desempenhar bem nossas funções, pois isto é uma obrigação que temos enquanto profissionais. Mas como profissional a pessoa tem de estar atenta as negociações e exigir bons salários e beneficios, pois na contrapartida o empregador vai exigir o melhor trabalho.
É justo exigir bons salários pq é com este que o trabalhador supre as necessidades de sua família, mas abster dos debates e das negociações salariais é estar de acordo com a proposta do empregador.
Não esquecendo que nossos salarios e beneficios são negociados/debatidos/aprovados na Assembléia Lesgislativa do Estado de São Paulo (ALESP) onde o contingente é todo formado de politicos, que só veem votos, quando apreciam qualquer projeto e por isto mesmo a pressão lá é essencial nestas ocasiões.
 A net enquanto ferramenta de organização é essencial, mas como instrumento de pressão é de baixa eficácia se não for combinada com a presença maciça de profissionais interessados em serem bem remunerados e/ou valorizados.
Enfim, quem se absteve o fez concientemente, pois o PLC saiu publicado em DOE, e houve o alerta da mobilização para tentativa de negociação no sentido de "melhorar" o PLC 38/11 que gerou a LC 1144/11.
Assim ao não se pronunciar contra as propostas para os políticos da ALESP, dá a impressão que se está de acordo com estas propostas. Na lógica do politico quem cala é pq consente. 
Se para muitos debater salarios e beneficios é perda de tempo para mim acho essencial pois é para este fim que trabalho, pq não me importo em trabalhar e ser exigido, contanto que receba o salário que acho que mereço, pq é com este salário que mantenho minha casa e minha familia.
Neste sistema capitalista em que vivemos a exploração do empregado pelo empregador é uma constante, e se brigando não conseguimos grandes avanços imagino como seria se todo mundo se acomodasse.
Hoje o PLC virou LC e o Estado só vai executa-la. Mudanças na LC é algo pouco provável, pois a mesma foi aprovada a pouco tempo, e isso ocorre só se acharem inconstitucionalidade nela.
Muita gente não foi a ALESP, alguns pela distância, outros por desconhecimento, outros tanto por acreditar que tudo não passava de boato, mas grande parte pelo simples fato que deveriam gastar uma abonada para estar lá, a opção foi individual, mas enfim cada um sabe o que era melhor para si, lutar pelo coletivo onde esta inserido ou hoje tentar lutar sozinho por uma causa quase impossível.
Até hoje não engulo a extinção do cargo e acho que nunca vou esquecer como sou desnecessário para a SEE, fico revoltado mesmo tendo a certeza que não ficarei nesta Secretaria.
Outras lutas virão no futuro e a participação é livre. Todos estão convidados para a próxima."
Quando este colega expõe seus pensamentos me faz refletir, em quanto lutamos para conseguir as alterações, desde a oportunidade de falar com o Padula (já descrita em post anterior); passando pelas humilhações lidas nos e-mails constitucionais, onde tentando alertar quanto ao que estava por vir, fomos chamados de "vagabundos" por um funcionário de uma escola que covardemente não se identificou; até o último momento na ALESP já passando das 22h00 quando o projeto foi aprovado, sem levar em consideração qualquer uma das emendas apresentadas.
Quando me deparei com a LC 1144/11, resultado da alteração do PLC 38/11, e notei que ela tem artigos confusos, que se contradizem e deixam "brechas" para uma releitura, já esperava por tudo o que vem ocorrendo.
Segundo o Padula, dia 09/08, haverá regulamentação em DOE sobre as atribuições de TODO o QAE, e de acordo com Julio Semeghini o QSE terá  novidades até o final de agosto/2011.
Vamos aguardar, lembrando que o Giannazzi, nos garantiu uma reunião para tentarmos outras ações, e assim que tiver informações post por qui para que nos mobilizemos.
Além disso, esta semana a SEE juntamente com a SGP estão trabalhando com uma comissão para regulamentar a promoção e progressão.
É necessário que façamos parte dessa comissão, afinal somos os maiores prejudicados com essa LC e, assim também, os maiores interessados em que a promoção e progressão nos traga a VALORIZAÇÃO tão esperada.
Precisamos sugerir nas redes sociais (Twitter, orkut, facebook, etc) e demais canais de comunicação que sejamos representados por funcionários em exercício, além dos sindicatos e outros interessados.
Perdemos os enquadramentos, sejam por tempo de serviço ou por evolução, assim é necessário que haja isonomia entre todos, porém com equidade quando se fala em tempo de serviço e vantagens adquiridas.
Abraços
Angela

6 comentários:

  1. Angela, concordo com tudo o que disse, mas o fato é que temos um sindicato muito fraco.Nesse período da votação da LC a subsede do sindicato da minha cidade se quer chamou os funcionários para participar de coisa alguma. Não trabalham para adesão de novos associados, não divulgam o sindicato e muitos funcionários novos nem sabem que eles existem.Na semana passada a DER da minha região simplesmente enviou um e-email dizendo que devido ao recesso escolar e curto prazo para a devolução das panilhas não foi possível entrar em contato com todas as UEs para adesão do profuncionário, fomos prejudicados pois muitos não puderam participar.Em plena era da informatização se quer foi passado uma circular . Isso é um absurdo, e o sindicato onde esta para representarmos?Tenho divulgado o seu blog e o do Edson para os funcionários que conheço para que ele procurem se interar de tudo o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Querido, desculpe não sei seu nome, quando coloquei o comentário de colega neste blog, foi porque achei que ele expressava bem o quanto é importante estarmos atentos ao que acontece ao nosso redor e principalmente para que passemos a nos preocupar em obter informação concretas quando as coisas parecem boatos.
    Sabemos bem que algumas pessoas costumam subjulgar outras e que os funcionários no geral são tidos como ignorantes e por vezes acabam sendo, mas não por incapacidade intelectual, mas por desconhecimento do fato.
    Assim, durante anos temos sido representados de forma a atender interesses nem sempre de forma a abranger a todos.
    E devo concordar quando você diz que temos sido prejudicados por isso. O problema é que temos sido deixados de lado em nossos interesses, por nós mesmos, que as vezes estamos muito ocupados em trabalhar com responsabilidade e não temos tempo de nos preocupar com nossos interesses funcionais futuros.
    Precisamos sim nos manter "inteirados" dos assuntos que nos dizem respeito e agradeço por você indicar este blog, um espaço para que possamos conversar e tentar fazer a diferença. Creio que o Edson também se sente agradecido em ter o blog indicado para outros colegas.
    Além desses blogs temos as comunidades do orkut e os e-mails do yahoo e do google que muito tem nos ajudado neste assunto e a tirar as dúvidas do dia a dia no trabalho.
    Obrigada novamente.
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Penso que temos que tomar consciência de que qualquer transformação só acontece se houver a participação efetiva da ampla maioria dos funcionários. Tenho o compromisso, sempre, de alertar todos que conheço e "convocar" para as lutas. Às vezes, sinto-me uma ilha quando sinto que, em momentos, falo a ouvidos surdos.
    Os funcionários talvez não saibam de sua força. É questão de educação (no maior sentido da palavra): Educação Política. Muitos se sentem impotentes, outros têm preguiça, outros se cansaram pelo tempo... Enfim!
    Nós, que temos acesso aos meios e somos levados pela necessidade da mudança, devemos continuar na luta.
    Não há outra alternativa. É a única. Espalhemos a esperança.
    Tem uma frase que considero fundamental:
    "Organizar a esperança, criar sem pedir licença!"

    ResponderExcluir
  4. precisamos de nosso enquadramento urgente, temos colegas a se aposentar e que foram por demais prejudicados nesta Lei, estamos indignados, tudo da educacao e pra depois, nunca fazem corretamente o que deveriam fazer,isso é se e que vao devolver nossa evolucao ja adquirida anteriormente, ou teremos que entrar na justica, que vergonha PSDB...

    ResponderExcluir
  5. Edson, amigo....Por isso é importante que façamos questão de estar inseridos na comissão de promoção e progressão, para que tentemos consertar estas injustiças ocorridas.
    Visto que se a LC 1144/11 já foi publicada e talvez a única forma de garantir a real valorização seja por estes meios.
    Bjo no coração

    ResponderExcluir
  6. Achei um verdadeiro absurdo, quando o governo de São Paulo uniu os cargos de Oficial de Escola e Inspetor de Alunos. Eu que originalmente sou Oficial de Escola desde janeiro de 1993 e trabalhava na Secretaria que é bem mais tranquilo, pedi remoção para uma escola de Ensino Fundamental Ciclo I, (na qual inclusive fui aluno) pensando que os alunos do 1º ao 5º ano fossem mais respeitosos e obedientes, que nada lerdo engano, eles fazem a maior bagunça e não obedecem, eu não levo muito jeito pra Inspetor de Alunos, o meu forte mesmo é na Secretaria, acho que o governo deveria fazer a voltar como era antes Oficial de Escola na Secretaria e Inspetor de Alunos no pátio. Além de pagar um salário melhor.

    ResponderExcluir