domingo, 5 de junho de 2011

Após as publicações da AFUSE

As publicações da AFUSE, quase nos levaram à loucura, pois confirmava a extinção e trazia diversos questionamentos. Assim nos preparavamos para esclarecr tudo na entrevista agendada:


Considerando o  informativo da AFUSE, relacionado ao plano de carreira discutido entre a associação e os representantes desta secretaria,  Dr Fernando Padula e Sr. Jorge Sagae, nós: ......, defendendo  os interesses dos Secretários de Escola da SEE-SP e representando o grupo..., vimos, sem o intuito de sobrepor-nos à associação, tentar esclarecer algumas lacunas que persistem.
·         A associação apresenta o novo módulo escolar a ser publicado até 27/05/2011, no qual constam quatro cargos distintos;
·         Em seguida a associação afirma que a partir de 01/07/2011, a SEE contará com apenas dois cargos no módulo escolar, visto que os cargos de Agente de Organização Escolar (AOE), Secretário de Escola e Assistente de Administração Escolar (AAE) serão unificados.
Após leitura do texto referido e entendendo que o possível módulo servirá apenas para fins de acomodação dos titulares com interesse em remoção, questiona-se:
·         Numa Unidade Escolar com necessidade de 06 AOEs e 01 Secretário de Escola, após a fusão dos cargos, 01 AOE ficará excedente?
Continuando a leitura foi possível verificar que,  o “novo “ cargo de AOE terá três faixas distintas, subentendendo-se que:
Faixa 01 = Ensino Fundamenta, atual AOE;
Faixa 02 = Ensino Médio, atual Secretário de Escola; e
Faixa 03 = Ensino Superior, atual AAE.
Neste caso é importante lembrar que para cada um dos cargos, houve um edital específico para ser atendido na investidura, entre eles além do nível de ensino, os conhecimentos específicos. Então questionamos:
1-      Não seria incoerente essa “regressão” na carreira? Visto que são cargos distintos com funções de subordinação,inclusive.
2-      Ocorrendo a necessidade de extinção dos cargos, não seriam extintos apenas os cargos vagos? Sendo assim, quais as funções a serem exercidas pelos secretários de Escola e pelos AAE, agora que os demais cargos são extintos?
3-      Não seria mais justo que se houvesse a criação de um cargo específico com funções bem delineadas, com outra nomenclatura, que exigisse escolaridade específica para cada faixa? Visto que tanto secretários de escola quanto AAE, ao sentir-se rebaixados na carreira, o que conseqüentemente os desestimularia a continuar exercendo as funções do cargo, com o afinco necessário. Inclusive, lembrando que o Secretário de escola, não é um auxiliar de secretaria de escola, que exerce função de atendimento geral, o secretário de escola, é sim, um dos gestores da Unidade (segundo o Sr Jorge Sagae) que tem a função de coordenar e supervisionar as tarefas exercidas pelo AOE, sem contar que é o secretário quem exerce a função de RH na escola e tem a responsabilidade de assinar junto ao diretor os documentos expedidos pela secretaria da Unidade Escolar, sejam eles referentes à vida funcional dos funcionários (QAE,QM e QSE) ou à vida escolar dos alunos.
4-      Visto a possibilidade de transposição para cargos de nível superior ao investido,  não seria possível então, manter-se a nomenclatura atual dos cargos, requerendo exigências específicas para tal transposição, como já consta em legislação (conhecimento específico, escolaridade específica, etc) e realizando concursos internos para alcançar-se esses cargos já existentes? O que geraria menor conflito dentro das Unidades Escolares, criando-se um plano de carreira para a ascensão do profissional investido no QAE e cumprindo-se a Legislação de
Outro ponto abordado pela AFUSE, foi a criação de 09 níveis para cada faixa.
Ao que pudemos entender, TODOS serão reenquadrados  de acordo com seu nível atual. E aqueles com mais de 03 anos de efetivo exercício será beneficiado com mais um nível. Questiona-se:
Um AOE com 18 anos de exercício no estado que hoje encontra-se na Faixa 2/III, será reenquadrado na faixa 1/III. Caso tenha Ensino Médio, faixa 1/III, conseguir atender os requisitos que o habilitam a  passar para faixa 2, ao que entendemos, fica Faixa 2/III.
Um secretário que com 20 anos de exercício no estado, prejudicado pela 888/00 (pois era AOE faixa 2/B e ao ingressar no novo cargo perdeu todas as promoções e evolução adquiridas, além de não fazer jus à próxima promoção, que o levaria ao nível II após o enquadramento), e hoje encontra-se na faixa 3/I, será reenquadrado como Faixa 2/I, não seria prejudicado em relação ao AOE em questão, até porque está em exercício a mais tempo no estado e terá um salário menor.
Neste caso não seria necessário que houvesse algum artifício que não prejudicasse o profissional em questão, como por exemplo a possibilidade de se considerar a quantidade de qüinqüênios adquiridos e equivaler a elevação do nível de acordo com essa quantidade, o que elevaria este funcionário em questão para Faixa 2/IV e não prejudicaria o colega que faz jus à mudança de nível.
Ainda em relação à transformação:
Podemos considerar que a situação é delicada e inclusive comparar a um diretor de escola que tem todos os deveres de gestor e que um certo dia chega ao seu local de trabalho e descobre que para efeito de enquadramento seu cargo passa a ser PEB (Prof. De educação Básica) visto que ele faz parte do QM.
A partir desse dia o que o diretor deverá fazer? Deixar de lado as obrigações pedagógicas e administrativas para as quais prestou o concurso e dirigir-se à sala de aula a cada ausência do professor da sala, para ministrar as aulas eventuais? E os professores, poderão a partir de então responsabilizar-se pelas atividades burocráticas na ausência do Diretor?
GOE
Quanto à possível função de Gerente de Organização Escolar (GOE), entendemos que será uma função  em  designação, talvez nos moldes do secretário designado, porém se isso proceder, qual a real função do GOE. Será ele quem responderá pela chefia administrativa? Vai realizar as funções do cargo de secretário, agora em extinção e mais o trabalho administrativo do Diretor de Escola? Será designação em pró-labore ou em confiança?
Assim, solicitamos que seja revisto este plano de carreira, como já solicitado anteriormente, visto que a teoria pode parecer boa, mas a prática pode levar ao caos na Unidade Escolar.

10 comentários:

  1. O problema é que o Governo só faz mudança para se beneficiar e por incrivel que pareça os Funcionários a principio ficam iludidos, só depois percebem que foram prejudicados. Eles deveriam se rebelar e procurar advogados, mas permanecem quietos diante do abuso do poder.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto, esse funcionário que será uma mescla de Agente de Organização, Secretário e Assistente de Administração vai ter 1001 utilidades, igual BomBril. Que absurdo, será que esse sindicato não percebeu que é impossível uma pessoa só realizar tantas funções e tão distintas em 8 horas de serviço diárias??? E o salário, os R$, como fica nessa história? E o Gerente, vai ser o novo vice-diretor?? Fora os outros absurdos postados aqui, nada disso faz sentido.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!
    Acho que precisamos de um socorro como pode alguém batalhar para ser secretaria e ficar com o cargo extinto e um profissional com 30 anos de trabalho regredir do nível V , voltar para o nível II, isso é uma vergonha................................ ANA

    ResponderExcluir
  4. Pra falar a verdade o nosso sindicato não ta fazendo nada ...nota zero pra eles!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Para quem recebe um vale refeição no valor de R$ 4,00, e se cala diante da situação, isto ainda é pouco.

    ResponderExcluir
  6. Estou muito triste com a Afuse, pois não tem feito nada para os funcionários associados, estou com 31 anos de Agente de Organização Escolar,era categoria 2V agora sou 1B, e por mais que tente uma solução ninguém a dá, estou aguardando aposentadoria (publicação SPPREV)

    ResponderExcluir
  7. injustiça pessoal do QAE perderem direito ao adicional de insalubridade e o pessoal do QSE continuar recebendo,fazendo os mesmos serviços,se ñ há direitos ,tem que ser para todos .pesquizem isso

    ResponderExcluir
  8. ASSOCIADOS DA AFUSE, CONDIÇOES EXCLUSIVAS NO CLUB DE FERIAS. WWW.CLUBDEFERIAS.COM.BR 11 3101-5855/3101-0002/2854-6300/2854-6264

    ResponderExcluir
  9. Afuse é uma vergonha temos que nos mobilizarmos. Esse post de clube de férias é uma piada, eu quero salário digno. Chega de comodismo.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de informar a quem ainda não conhece a AFUSE que quando os funcionários são convidados para as reuniões dificilmente se atinge um nº significativo de representantes de escolas, acham que o sindicato não trabalha, mas Sindicato para existir precisa do apoio dos associados, acontece que a categoria QAE/QSE não se unem e quando a AFUSE opta por uma greve os servidores não aceitam, AÍ PESSOAL A CULPA NÃO É DO SINDICATO MAS SIM DOS SERVIDORES QUE SÓ SABEM RECLAMAR E POR A CULPA EM QUEM NÃO TEM.

    ResponderExcluir