terça-feira, 7 de junho de 2011

Caixas de e-mails lotadas

O encaminhamento de e-mail para todas as Unidades Escolares do Estado de São Paulo com certeza foi no intuito de informar a TODOS os funcionários o que está ocorrendo em relação ao Plano de Carreira do QAE.
É importante lembrar que todo o QAE será prejudicado, independente do cargo. Ocorre que os secretários de escola que se mobilizaram e foram questionar ao DR Padula sobre os comentários que ele fez no Twitter, são todos participantes do grupo de secretários de escola formado em 2004, e somente por isso foi divulgada a indignação quanto a unificação dos cargos.
O termo rebaixado, utilizado em vários e-mails e, inclusive neste blog, refere-se ao fato que até então o cargo de secretário de escola tem sido ocupado por vários ex funcionários das próprias escolas que prestaram os concursos acreditando que estavam evoluindo em sua carreira profissional. 
Em nenhum momento o termo quer insinuar que os AOEs são inferiores aos secretários, até porque, muitas escolas só andam, pois existe o compromisso dos profissionais em se ajudarem mutuamente.   
É importante entender que o secretário, seja ele efetivo ou designado, realiza tarefas primordiais dentro das escolas, principalmente aquelas relacionads ao RH dos servidores e funcionários da escola.
A luta pela não unificação dos cargos, trata-se tão somente pelo fato de os secretários ao ingressarem no cargo, o fizeram mediante concurso que exigia Ensino Médio, além de conhecimentos em legislação e informática. Foi um concurso para o cargo de Gestor (segundo informações do Sr. Jorge Sagae- DRHU), e está sendo cogitada a hipótese de unificação deste cargo ao cargo de AOE, cujo edital solicitava apenas o Ensino Fundamental completo por tratar-se de cargo de suporte às ações da secretaria de escola.
É fato que o cargo é de grande responsabilidade, visto que é o único do QAE que admite substituição, e o único autorizado a ser este substituto é o AOE.
Assim é necessário que entendamos que TODOS são capazes de realizar as atribuições do cargo de secretário, porém é necessario que se entenda que os cargos são distintos e não devem ser unificados.
Neste momento é importante que se entenda que o plano de carreira é para todos e assim como o secretário efetivo será prejudicado, o AOE designado também poderá ser visto que continuará exercendo as funções, mas terá direito à gratificação (Se não existe o cargo, não existe substituição, logo, não existe gratificação), e o AOE que faz jus ao art.133 da CE/89 ainda fará?
Do mais, tods seremos reenquadrados no nível I e aqueles que tem mais de 03 anos no nível II, exclarecimento feito pelo Dr. Padula, que informou que as diferenças serão verificadas individualmente pelos próprios funcionários, no hollerith, em virtude dos quinquenios já adquiridos.
Então o assunto diz respeito a todos, foi dada a enfase ao secretário, pois o que está nos e-mails das escolas, trata-se de cópias de respostas dadas ao grupo de secretários pelo e-mail do grupo.
Inclusive questionamos sobre o QSE das escolas, como já postado aqui anteriormente.
Vamos nos unir sim, mas não vamos reenviar os e-mails para as escolas, até porque atrapalha o bom andamento do trabalho, que diga-se de passagem já é bastante complexo.
E o mais, TODOS os funcionários das escolas são importantes e únicos, independente de cargo. São seres humanos que precisam no mínimo ter sua dignidade preservada e serem reconhecidos, porque duvido que não se lembrem de um funcionário que fez a diferença em sua vida escolar.

Abraços fraternos.

3 comentários:

  1. Angela, você foi precisa e direta.
    Que todos entendam suas palavras.

    Abraços,

    Edson

    AOE
    Marília/SP

    ResponderExcluir
  2. O governo tucano não se preocupa em valorizar o funcionalismo público, muito pelo contrário, só pensa em extinguir cargos.
    Ao ler tantos emails sobre o assunto caiu a ficha de que ao nos unir podemos tentar algo de bom para todos nós.
    De qualquer forma só nos resta BOTAR A BOCA NO TROMBONE!

    ResponderExcluir
  3. É muito, muito triste ver que os servidores do QSE não têm direito a receber o Adicional Local de Exercício e nem a Evolução Funcional, que até do QAE foi arrancada e ignorada. Isso é um desrespeito total àqueles que obtiveram a Evolução e muito desmotivador aos que ingressaram em 2009 e aos que ingressarão em 2012. Vamos torcer E NOS MOBILIZAR para que o direito a ter Evolução Funcional volte aos funcionários do QAE, e que os integrantes do QSE, principalmente os não efetivos tenham TODOS os direitos garantidos e assegurados, tais como o ALE (que não precisaria ser via ação judicial), a Licença Prêmio e Sexta Parte, conforme determinou o próprio Governador recentemente, pois caso contrário, será de pouca valia fazer o tal "pro funcionário", já que não valeria para a Evolução Funcional, assim como outros cursos.

    ResponderExcluir