domingo, 5 de junho de 2011

A conversa com o Dr Padula

Dia 03/06, fomos ao tão esperado encontro:
O Dr. Padula foi super receptivo e agradável, permanecemos com ele cerca de 04 horas.
Inicialmente nos informou que quando iniciou o trabalho na SEE, encontrou o projeto praticamente pronto vindo da Secretaria de Gestão Pública.
Esclareceu, ainda, que a proposta parecia boa, visto que os funcionários poderiam evoluir de um nível para outro  apenas por atendendo a alguns requisito, como prova de escolaridade e competência. E de todos os polos pelo qual o Secretário passou, praticamente em todos foi percebido que o importante era o aumento salarial e a valorização por escolaridade.
Ele informou que não imaginava que  haveria tanto questionamento a respeito. Explicamos a ele que o cargo para o qual prestamos concurso era um cargo de chefia, de gestão, e que o que está sendo proposto no mínimo deve ser inconstitucional por estar nos rebaixando e ferindo "a dignidade da pessoa humana", constante da Constituição Federal.
Passamos a ele todos os anexos que  havia encaminhando, inclusive aquele que consta as atividades realizadas pelos secretários segundo informações colhidas (sic) de vários secretários de diretorias distintas.
Depois de tantas horas de debate, foi sugerido que altere-se a nomenclatura do cargo, pois sabemos das discriminações sofridas por diversos colegas ingressantes quando foram considerados "ladrões de função", pois veio para a escola para "tirar" o designado da função que já exercia a tanto tempo. e que novamente acontecerão, dessa vez pelo rebaixamento. Alguns colegas apresentaram exemplos de desmando e discriminações.
Tentamos de todas as formas explicar que haverá muitos conflitos nas Unidades Escolares, que diversos secretários vão sentir-se discriminados e que muitos serão obrigados a ir para o páteo e ser motivo de chacota, sofre pressão psicológica e assédio moral. (o que poderia não ser nosso caso, mas que conhecemos escolas onde isso irá acontecer).
Comentaram inclusive que uma secretária,Ione Muscas, que infartou e morreu dentro da escola em 2010 digitando coleta pra promoção durante as férias dela, entre tantas outras situações que qualquer outro servidor não se submete, mas que nós fazemos pela responsabilidade e pela consciência.

Tentamos de todas as formas mostrar a ele a importância do secretário, mas ele informou que não depende dele e que praticamente está tudo decidido.que mesmo o secretário sendo o reponsável por todo o RH, ele disse que será função de todos. Prometeu solicitar a alteração de nome e esclareceu que ficará cada um dentro da faixa do concurso que prestou:
AOE: Faixa I (Ens. Fund.); Secretário de Escola: Faixa II (Ens. Médio) e AAE: Faixa III (Ens. Superior).
Esclareceu que se tornasse o cargo em extinção mantendo o secretário e extinguindo os cargos vagos, haveria a  estagnação do salário e não haveria a possibilidade da evolução no cargo, mesmo tendo direito a ATS e etc.
Que não tem ainda previsão de como serão os enquadramentos a partir daí, mas que TODOS, independente do enquadramento hoje, serão reenquadrados e os que tem mais de 03 anos de estado serão nível II (não importa se tem 03 ou 20 anos), as mudanças de faixa serão, como eu já disse por acesso, após determinadas as regras.
Assim nos informou que haverá legislação determinando qual a competencia do cargo, ou seja o que deverá ser feito por todos independente do cargo que exercia, visto que será um só e TODOS deverão fazer a mesma coisa.
Pelo exposto, parece que não tem retorno, o Projeto de Lei vai pra Assembeéia Legislativa (ALESP) propondo isso, sendo assim, a briga vai ser na ALESP se quisermos que a coisa sofra alterações.

O Dr. Padula disse que os detalhes virão depois via Decretos e Resoluções. Questionamos muitas vezes sobre o reenquadramento, e solicitamos que se mantenham os níveis equivalentes. Aì é que vai entrar as sugestões feitas para a elaboração do novo plano de carreira, definindo questões de prova de promoção, evolução funcional, etc.

Questionamos sobre o novo módulo que comporta por exemplo 04 AOE e 01 secretário e que após a remoção, haverá a transformação e um funcionário excedente, mas ele disse uqe isso não vai ocorrer, pois após a transformação, eles podem altera o módulo e deixar esse funcionário lá.
Informou, também, que haverá realmente a FUNÇÃO do Gerente, será nível médio e após prova de certificação, se o projeto de fato for aprovado, já ter a prova de certificação e o GOE existir efetivamente ainda esse ano. Será uma função gratificada, será o comandantede fato dos "AOE", terá autoridade real e taxada na lei pra organizar e gerenciar o trabalho deles, fica a dúvida se vai assumir de fato a parte administrativa que cabe ao diretor, ou só parte dela.
Falou sobre a remoção que sairia no DOE do dia 04/06.
Acho que não esqueci nada, creio ainda que seria importante que essas informações fossem passadas ao diretores e que eles pudessem interceder por todos os efetivos, que serão rebaixados, mesmo porque ele garantiu que o GOE não será aquele que o Diretor quizer colocar no cargo.
Pra mim é bom no sentido do "desafogamento de trabalho" visto que nem todos os secretário tem, como eu tenho, pessoas competentes e dispostas auxiliando nas tarefas do dia a dia. A grande maioria dos Secretários faz tudo sozinho.

2 comentários:

  1. os antigos oficiais de Escola ja sentiram isso na pele. Transformaram os cargos dos mesmos em Ag. de Organização Escolar, muitos deles que prestaram concurso para trabalhar nas secretarias das escolas pois eram inspetores de alunos voltaram a trabalhar no pátio. De que adiantou prestar concurso para trabalhar na secretaria?E muitas vezes tem que brigar para continuar trabalhando na secretaria da escola, porque quando falta funcionário no pátio o pessoal vem com aquela conversa vc é agente de organização escolar e tem que ir para o pátio. Mas se formos seguir o edital do concurso que preStamos não temos que ir para o pátio .

    ResponderExcluir
  2. E nós pedimos para separar o inspetor de escola antigo do oficial de escola e dar oportunidade dos que estão escolher onde querem ficar e depois começar a chamar separando as vagas e a pessoa podendo escolher, e olha o que fizeram.

    ResponderExcluir